PENSÕES
Pensionistas
De acordo com a legislação previdenciária vigente, a pensão por morte será paga aos dependentes do segurado. Em caso de mais de um pensionista a pensão será dividida em partes iguais. Os procedimentos administrativos para requerer pensão por morte são: dirigir-se à sede do IPREMI, para obter o primeiro atendimento efetuado pelo Diretor de Previdência.
Quem tem Direito
Preferenciais: Cônjuge ou companheiro ou companheira; filho de qualquer condição, não emancipado, menor de 21 anos, inválido, desde que tenha se incapacitado para o trabalho antes dos 21 anos.
Invalidez:
Filhos inválidos - anexar na ocasião do requerimento do benefÃcio, atestado médico comprobatório da invalidez, se tiver.
Para concessão do benefÃcio - a incapacidade será confirmada, obrigatoriamente, pela PerÃcia Médica, a qual convocará periodicamente, o pensionista para fins de manutenção do benefÃcio de pensão.
Na ausência dos dependentes preferenciais: os pais, ou o pai ou a mãe, na falta destes, irmão(s) não emancipados, de qualquer condição, menor de 21 anos, ou inválidos.
Obs: desde que comprovada a dependência econômica.
Outros dependentes:
Menor sob guarda; Menor tutelado; Enteado. Pensionista alimentÃcia (ex-cônjuge).
Obs: desde que comprovada a dependência econômica.
Procedimento Inicial
Dirigir-se ao IPREMI para obter o primeiro atendimento, efetuado pela Diretoria de Previdência..
|